sábado, 14 de novembro de 2009

Recheio de esfihas, panquecas e pastéis com proteína de soja texturizada

A proteína de soja texturizada, muito conhecida como "carne de soja" é facilmente encontrada em supermercados, mas eu recomendo a compra dela em mercados municipais (eu compro no do Ipiranga, R$2,00 um sacão que dura uns 2 meses!! Eheheh

A proteína não tem gosto. Portanto o segredo está em temperá-la bem. Estou publicando como tempero a proteína moída que servirá de recheio para várias receitas que publicarei!!


Recheio de esfihas, panquecas e pastéis com proteína de soja texturizada

3 xícaras de proteína de soja
1 cebola bem picada
4 dentes de alho grandes amassados
Salsa e coentro bem picados
Tempero a gosto (esta parte é muito importante, pois a proteína não tem gosto, quem fará o gosto será você. Sugestões de temperos no final da receita)
Azeite
Azeitonas bem picadas (para pastéis e esfihas) ou pimentão (para panquecas)
Coloque a proteína em uma peneira e regue-a por dois minutos. Deixe-a escorrer e hidratar apenas com esta água regada para que fique “soltinha”.
Em uma panela coloque um pouco de óleo, deixe esquentar e frite os alhos. Assim que estiverem dourados acrescente a cebola e deixe dourar. Coloque a proteína de soja e vá mexendo para que ela fique bem macia. Acrescente os temperos a gosto e o sal e continue mexendo. Regue com um fio de azeite e acrescente a salsa e coentro e continue mexendo para não grudar.
Desligue o fogo e acrescente as azeitonas, mexa bem, tampe a panela e deixe descansar até esfriar.
Recheie pastéis, esfihas e rissoles. Para panquecas substitua as azeitonas por pimentão verde bem picadinho.

3 comentários:

  1. É bem fácil achar massa de pastel sem ovo. Geralmente as de menor custo não tem ovo nem outro tipo de ingrediente de origem animal!

    ResponderExcluir
  2. eu queroooooooooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer um monte pra vc gatãoooooo!!!!

    ResponderExcluir